segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Os Bixu




A mae natureza é coiza di lindo neh, os bixo, as andorinha, os papagaio, tudo isso saum bunito, eu gosto memo ate dus gatinho que sobe no meu teiado e fica miano a noite intera. Esses dia um deu asar e caiu no meu quintau, ai eu cati ele pu rabo e maiei na parede, ninguem mando se bestão, xucrão, trochão, quem mando cai em cima du baude e faze baruio.
Mai eu gosto dus bixinho, minha mae uma vei mi deu um caxorro, até qui era bunitinho, ele so era meio vesgao, ai eu zuava cum ele, amarrava um osso no rabo dele, eli ficava di tarde rodano pa cata o osso, mo burão. Mai ele deu aza e morreu di disinteria cuitado, só pusque eu di lazanha ao moio branco pa ele, ai ele comesso vuminta tudo no quintau, ai eu taqui ele drento do tanqui cheio de agua com amassiante pa da banho neli, só qui isquici o bixo la. Axo que deu conjestaum nu bicho pusque ele tinha acabado de cume, ai morreu.
Eces dia tamem minha prima Dirce ganho um pinto deces fio da galinha ai, e eu fui la na casa dela pa ve o bixo, mai eu achi que o pinto era grandi, mai num era nãum. Só cei qui entri no portão e fui correno pa abrassa minha prima Dirce gostosona, ai quando fui chegano, ela falo, cuidado cu pinto! Ai eu puis a mao no saco e cuntinuei a corre até qui iscutei um barulho. Oiei pra baxo, eu tinha pisado no pinto. Mai tamem, quem mando ele se enfia ali, que pinto intrometido das porra. Ai minha prima Dirce comesso chora e eu queria fica la pa consola ela, mai ela num quis mai oia pa minha cara, cuitada, axo q ela gostava bastante do pinto.
Mai eu compenssei a prima Dirce e di um otro bixo pra ela, compri de uma muié benzedera aki da rua, ela falo que tinha uma pomba la ai eu quis faze um agrado pa prima Dirce. A muié falo que a pomba chamava Gira, nuss, achi loco pa caraio esse nome, poco loco se axa. Só cei qui compri a pomba gira e ponhi ela drento de uma caxa de papelaum com um embruiu muito chegado e mandi pa prima, espero que ela gosti.
Como disia aqueli ditado: “Quem com fezes fede, com fezes será fidido”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário